Resultados da pesquisa sobre a II Conferência Maranhense Sobre Gestão Pública


Exame da Cultura Organizacional

Clique sobre o gráfico para ampliá-lo

Resultados da Pesquisa Aplicada - Set 2010 a Set 2011

O Núcleo da Excelência Pública participou do exame da cultura de 28 organizações públicas maranhenses de setembro de 2010 a setembro de 2011 visando apoiar a alta gestão das mesmas na formulação de seus planos, projetos e/ou programas.

 

O que revelaram os resultados?

Que o ambiente mais destacado nas organizações públicas do Maranhão foi o Político (33,6). O ambiente político não se confunde com a definição de política partidária embora possa sofrer a influência desta. Neste tipo de ambiente, o Político, há uma tendência para a manutenção dos procedimentos com a finalidade de satisfazer interesses particulares. Portanto, há, por parte dos funcionários, uma preocupação muito grande com os costumes que já imperam nessas organizações, fazendo com que se espalhe um comportamento extremamente defensivo por parte de todos.

 

O que é e por quê examinar a cultura?

A cultura organizacional, para os estudiosos do tema, apresenta todo o conjunto de crenças e tendências presentes no pensamento da organização. A organização adquire essa cultura com o passar do tempo, de acordo com a liberdade criativa permitida pelos gestores estratégicos, táticos e operacionais da organização, ou pela forma de resolução de conflitos internos, dentre outros fatores que se tornam importantes para a formulação de uma cultura geral da organização. É muito importante para quem gerencia uma organização/setor/unidade conhecer a cultura que se destaca no ambiente sob a sua liderança para assim promover a adoção de medidas planejadas, visando a mudança nos aspectos negativos dos ambientes culturais e o ajuste do processo decisório às reais condições de exequibilidade frente à cultura mais forte.

 

O que isto significa no caso do Maranhão?

O estudo revela inicialmente que as pessoas que atuam nas organizações públicas maranhenses estão mais preocupadas com os próprios objetivos e interesses individuais que com os das organizações que representam ou atuam, lamentavelmente. Importa ressaltar que o espírito de equipe destaca-se fortemente em parte das organizações avaliadas de tal maneira que, embora estas não correspondam à maioria, seus resultados tiveram um forte peso e foram capazes de influenciar na apuração dos resultados.

 

Fonte - NEP/MA a partir do material de pesquisa utilizado para a análise e do relatório da pesquisa de cultura do Maranhão